Automação residencial em ascensão na era pós-Covid-19

 0
Automação residencial em ascensão na era pós-Covid-19

A pandemia do Covid-19 foi uma mudança de paradigma em muitos aspectos. A nível social, tivemos que nos adaptar a viver com medidas de segurança e higiene elevadas e, a nível empresarial, muitos setores viram como tinham que acelerar a sua transformação se quisessem sobreviver. No setor de construção, a digitalização e a introdução de tecnologia serão fundamentais nesta nova era. Se a automação residencial já estava crescendo antes da crise da Covid-19, nesta nova era ela se tornará ainda mais importante.

A situação vivida durante este último ano tem colocado em cima da mesa novas necessidades nas casas, com apartamentos e moradias maiores e em que se potencia a iluminação e ventilação dos espaços. Resumindo, lares mais saudáveis!

Porém, a tecnologia também desempenha um papel fundamental nesta nova era, uma vez que a automação residencial vai facilitar menos contato e risco de contágio. Nesse sentido, o número de sensores aumentará para abrir e fechar portas e janelas, ou para acender e apagar a luz. Assim como as tecnologias, como Inteligência Artificial, para garantir eficiência energética, conforto e segurança em nossas casas.
 
O confinamento devido à Covid-19 nos obrigou a ficar trancados em casa, aumentando o consumo de energia das residências. De facto, em todo o mundo a fatura de luz aumentou! Neste momento, as casas inteligentes ajudam a economizar mais energia e melhorar a eficiência.

A automação residencial é muito mais do que abrir e fechar portas ou iluminar à distância. A automação residencial permite que você gerencie iluminação, ar condicionado, água quente, irrigação, aparelhos elétricos e outros, para um melhor aproveitamento dos recursos naturais. Além disso, essa tecnologia oferece uma grande quantidade de dados sobre o consumo que fazemos em casa, ajudando as famílias a mudarem de hábitos para serem mais eficientes.

A tecnologia já está bem presente na vida das pessoas, pelo que é quase impossível hoje em dia, existir uma casa que não tenha um serviço de tv net voz, ou internet móvel ou por satélite.

Com a automação residencial, podemos controlar o aquecimento e o ar condicionado, as luzes, os interruptores, as persianas, os electrodomésticos ou os alarmes. Como você pode imaginar, as vantagens da automação residencial serão múltiplas.

 Principais vantagens da automação residencial

●        Economia de energia: quem não se importa com sua conta mensal de eletricidade? Pois bem, graças à automação residencial, é possível poupar eletricidade, gás, água… Conseguimos ligar e desligar todos os electrodomésticos, luzes e ar condicionado de forma remota. Desta forma, evitaremos despesas desnecessárias.

●        Segurança: Outra das vantagens mais importantes da automação residencial. Graças a ela, é mais fácil detectar incêndios, intrusos, furtos, vazamentos de gás ou água. O que mais se pode pedir?

●        Comunicação: A automação residencial permite uma comunicação fluida entre a casa e nós, para que possa interagir através do nosso smartfone.

●        Conforto: Sem dúvida, uma das grandes vantagens da automação residencial e o motivo desse avanço. Graças a ela podemos simplificar todas as tarefas do nosso dia a dia.

●        Bem-estar: Teremos total controle de nossa casa, criando um ambiente ideal em seu interior e ganhando qualidade de vida. Não é fantástico?

 
No entanto, podemos afirmar que a automação residencial é muito mais que controlar os eletrodomésticos ou outros elementos da casa de forma remota. É claro que é uma das “super vantagens” dessa tecnologia, mas um outro ponto importante é que ela ajuda a equilibrar suas finanças. Mas como?

Através da automatização dos sistemas, coletamos informações sobre os horários em que mais consumimos energia, quais aparelhos ou sistemas têm maior consumo e se o consumo é alto ou se está dentro do que é considerado normal. Com esses dados coletados, podemos saber as horas em que fazemos o maior consumo de energia. Isso nos ajuda a desempenhar essas atividades para as horas de menor custo em eletricidade, como por exemplo, se tivermos contratado uma tarifa de eletricidade com diferenciação horária. Isto vai fazer com que nossos hábitos mudem, pois se é mais econômico usar a máquina de lavar roupa a partir das 19 horas, não vale a pena usá-la pelas 16 horas, certo?

Trata-se de poder monitorar qualquer consumo doméstico, seja água, gás ou qualquer outro tipo combustível, bem como, o consumo de eletricidade dos diferentes sistemas integrados na casa: eletrodomésticos, aquecimento, iluminação, etc. Além disso, ao longo do tempo, este tipo de tecnologia continua a se desenvolver e melhorar, ganhando  cada vez mais qualidade e transformando seu lar em uma casa sustentável.

O que é uma casa sustentável?

O desenvolvimento tecnológico que a humanidade alcançou tem grandes vantagens, mas sendo realistas, também trouxe consequências menos agradáveis. O que se busca com a sustentabilidade é reduzir o impacto  negativo para com o meio ambiente, e nesse caso, a automação residencial tem um papel determinante, pois ajuda a gerenciar os consumos de energia, podendo ser aplicada nos painéis solares conservando melhor a energia e a reduzindo a emissão de carbono na atmosfera.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow